noticias766 Rodolfo Nogueira é relator de projeto aprovado que altera regras para definir preços mínimos de produtos agrícolas

21º
Dourados-MS Tempo nublado
Política

Rodolfo Nogueira é relator de projeto aprovado que altera regras para definir preços mínimos de produtos agrícolas

Rodolfo Nogueira é relator de projeto aprovado que altera regras para definir preços mínimos de produtos agrícolas

Publicada em 25/04/2025 às 19:10h - 17 visualizações - ASSESSORIA IZABELA

Compartilhe nas redes sociais

Rodolfo Nogueira é relator de projeto aprovado que altera regras para definir preços mínimos de produtos agrícolas
ASSESSORIA  (Foto: ASSESSORIA IZABELA)



O Projeto de Lei 1284/19 do Senado, que altera as regras para definir preços mínimos de produtos agrícolas, que tem como relator o deputado federal por MS, Rodolfo Nogueira (PL-MS), foi aprovado na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

“A fixação de preços mínimos adequados é essencial para assegurar a sustentabilidade econômica dos produtores rurais”, defendeu o relator.

A matéria estabelece que os preços mínimos de produtos agrícolas deverão ser definidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em valores não inferiores ao custo operacional de produção.

Esse custo operacional levará em conta a soma dos custos de produção com o custo da depreciação anual de máquinas, equipamentos e benfeitorias, segundo critérios definidos pela Receita Federal.

Como é hoje

Atualmente, o Decreto-Lei 79/66 determina que os preços mínimos são definidos pelo CMN considerando os diversos fatores que influenciam as cotações nos mercados interno e externo e, também, com base nos custos de produção.

Para o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), autor da proposta, a mudança ajudará a incorporar os custos de produção, em especial a depreciação de máquinas usadas. “O mérito é atingir, principalmente, a agricultura familiar”, disse Heinze.

Próximos passos

O projeto ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário. Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara sem alterações.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site girodenoticia.com Nosso Whatsapp (67)99638-8269
Copyright (c) 2025 - girodenoticia.com - Wagner Mota Jornalista Responsável DRT 2073/MS (67) 9 9638-8269