Ponta Porã (MS) - Na tarde desta sexta-feira (25), um caso de estelionato envolvendo a venda de uma motocicleta pela internet foi registrado em Ponta Porã - MS, mobilizando a Polícia Militar. Duas mulheres foram vítimas da ação criminosa, que envolveu o uso de nomes fictícios e intermediação fraudulenta.
De acordo com a ocorrência, uma das vítimas havia anunciado uma motocicleta Blitz, de placa paraguaia, em uma rede social por R$ 1.700,00. A outra vítima, que, sem saber, vinha negociando com o golpista e estava interessada na compra, realizou um Pix no valor de R$ 1.000,00 para uma conta bancária em nome de uma terceira pessoa. O golpista se passou por intermediário da negociação, utilizando nomes diferentes para enganar as envolvidas — “Mário” com a vendedora e “Renato” com a compradora.
O golpe foi percebido após o não recebimento do valor por parte da vendedora e a ausência de entrega da motocicleta à compradora. As vítimas foram encaminhadas à 2ª Delegacia de Polícia Civil, onde apresentaram as mensagens trocadas com o autor do crime.
Medidas de segurança recomendadas pela Polícia Militar para evitar esse tipo de golpe:
1. Evite intermediários desconhecidos – Negocie sempre diretamente com o vendedor ou comprador, confirmando a identidade da outra parte envolvida.
2. Desconfie de pressa para fechar negócio – Criminosos costumam pressionar para que a transação aconteça rapidamente, sem tempo para análise.
3. Nunca envie dinheiro antes de verificar o produto – Só realize pagamentos após confirmar a autenticidade da oferta e ter contato direto com o bem negociado.
4. Verifique a titularidade da conta bancária – Certifique-se de que a conta para onde está enviando o valor está no nome da pessoa com quem você está negociando.
5. Salve conversas e comprovantes – Em caso de suspeita de golpe, esses registros são fundamentais para investigação.
6. Prefira encontros presenciais em locais públicos e seguros – Sempre que possível, conclua a negociação com a presença de ambas as partes e de testemunhas.
A Polícia reforça a importância da prevenção e orienta que qualquer atividade suspeita seja imediatamente denunciada pelos canais oficiais.
Assessoria de Comunicação Social do 4° BPM/CPA 4
"Guardião da Cidadania Fronteiriça"
FONTE: PMMS