Belém do Pará/PA. Nesta quarta-feira (4/12), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Pará (FICCO/PA) deflagrou a Operação Saldo Devedor em cinco estados do país. Foram presos 35 suspeitos integrantes de organização criminosa, envolvidos no tráfico de drogas. Além disso, nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos em estabelecimentos prisionais no Pará, em Santa Catarina e no Rio de Janeiro.
As prisões ocorrem em Santarém/PA, Oriximiná/PA, Castelo dos Sonhos/PA, Curuá/PA, Garrafão do Norte/PA, Benevides/PA, Laranjal do Jari/AP, Barcarena/PA, Bragança/PA, Faro/PA, Maracanã/PA, Breu Branco/PA, Tailândia/PA, Sinop/MT, Lucas do Rio Verde/MT e Biguaçu/SC.
A operação iniciou a partir da prisão de um homem e de uma mulher, realizada pela FICCO/PA, em maio de 2024, no município de Santa Bárbara/PA. Os indivíduos eram alvos de mandado de busca e apreensão, e foram flagrados com 1,5 kg de cocaína e crack embalados para venda.
Com análise do material apreendido, foi possível identificar outros participantes do grupo criminoso. A investigação aponta que a mulher seria responsável pela contabilidade do tráfico de drogas de determinada facção criminosa com atuação em todo o estado do Pará.
O crime apurado na operação é de integrar organização criminosa, mas também são apurados tráfico de drogas, extorsões e homicídios.
A operação desta quarta-feira é parte da estratégia contínua da FICCO/PA, que é uma força-tarefa composta pela Polícia Federal (PF), Polícia Civil do Estado do Pará (PC/PA) e a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP).
Comunicação Social da Polícia Federal no Pará
Contato: 91 98393-0775
E-mail: cs.srpa@pf.gov.br
FONTE: PF