Rio de Janeiro/RJ. A Polícia Federal realizou neste fim de semana varreduras antibombas e inspeções QBRN (químicas, biológicas, radiológicas e nucleares) nos hotéis que receberão as delegações participantes do G20.
Os trabalhos contaram com apoio do Exército Brasileiro, das Polícias Militares do Rio de Janeiro (PMERJ), da Bahia (PMBA), do Distrito Federal (PMDF), de Mato Grosso do Sul (PMMS), do Paraná (PMPA) e de Minas Gerais (PMMG), além da CORE - Polícia Civil do Rio de Janeiro e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
Os agentes utilizaram cães farejadores e equipamentos chamados Personal Radiation Detector (PRD), capazes de identificar possíveis ameaças radiológicas.
Esse trabalho de inspeção, coordenado pela Polícia Federal, continuará ao longo dos próximos dias para garantir a segurança das instalações.
Neste domingo, dia 17, será realizada a inspeção final e o lockdown do Museu de Arte Moderna (MAM), e o acesso ao local passa a ser totalmente controlado pelas forças de segurança.
Todos os veículos que integrarão a segurança das autoridades passarão por inspeções de alta complexidade. Apenas após a conclusão dessas vistorias, os veículos serão liberados para buscar as autoridades no Aeroporto Internacional e na Base Aérea do Galeão, ambos no Rio de Janeiro.
Durante as inspeções, diversas equipes de pronto emprego estarão de prontidão para atuar em caso de detecção de possíveis ameaças ou situações suspeitas.
Coordenação-Geral de Comunicação Social
imprensa@pf.gov.br
(61) 2024-8142
FONTE: PF