noticias877 PRF alerta condutores para o transporte correto de cargas em veículos automotores

Policia

PRF alerta condutores para o transporte correto de cargas em veículos automotores

De acordo com a Resolução Nº 955/2022 do Conselho Nacional de Trânsito, o transporte de cargas em veículos tipo automóvel, caminhonete, caminhoneta e utilitário seguem normas preestabelecidas e dependem do tamanho e da forma como ela é transportada.

Publicada em 08/11/2024 às 09:31h - 1 visualizações - PRF

Compartilhe nas redes sociais

PRF alerta condutores para o transporte correto de cargas em veículos automotores
PRF  (Foto: PRF)

APolícia Rodoviária Federal no Piauí alerta a todos os condutores sobre o correto transporte de cargas em veículos tipo automóvel, caminhonete, caminhoneta e utilitário.

Em 2022, a Resolução Nº 955 do Conselho Nacional de Trânsito, alterou o a Lei Nº 9.503/97( Código de Trânsito Brasileiro), regulamentando o transporte de cargas em veículos de pequeno porte. Além de garantir a forma correta e segura do transporte das cargas, a legislação estabelece que os bagageiros e/ou acessórios não recomendados ou proibidos pelo fabricante não poderão ser utilizados nos veículos.

A Resolução, que entrou em vigor no dia 01/04/2022, estabelece ainda que a altura das cargas está limitada a duas vezes a largura do veículo, respeitados os limites máximos de pesos e dimensões dos veículos de uma forma geral.

Quanto à sua extensão, as cargas não podem ultrapassar o comprimento e largura da carroceria do veículo.

Um dos pontos da nova regulamentação é o transporte de bicicletas em automóveis, sendo permitido, desde que devidamente fixada em dispositivo apropriado devidamente acoplado ao veículo, no teto ou, até mesmo, no gancho do reboque.

A PRF alerta aos condutores que o descumprimento das regras acarretam em infrações graves e gravíssimas com 05 e 07 pontos na CNH respectivamente, dependendo da situação apresentada. Neste caso, o Veículo só poderá seguir viagem após a regularização da situação apresentada.

A PRF PI já flagrou, em 2024, 427 condutores transportando cargas em desacordo com a legislação e que poderiam causar sinistros de trânsito.

FONTE: PRF




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site girodenoticia.com Nosso Whatsapp (67)99638-8269
Copyright (c) 2025 - girodenoticia.com - Wagner Mota Jornalista Responsável DRT 2073/MS (67) 9 9638-8269