Na tarde desta segunda-feira (05), em Santa Maria (DF), policiais rodoviários federais (PRFs) prenderam um motorista de caminhão por porte ilegal de arma de fogo. Apesar de ter o registro da arma, ele a portava de forma irregular.
Durante fiscalização na Unidade Operacional (UOP) da PRF em Santa Maria/ DF, os policiais abordaram um caminhão Volkswagen, do tipo guincho. Ao ser abordado, o condutor disse que iria prestar socorro ao veículo de uma cliente. Durante o procedimento de fiscalização, a equipe encontrou, na cabine do caminhão, uma pistola marca Taurus, de calibre 9mm, carregada com 12 munições, ou seja, pronta para uso. O motorista informou que a arma pertencia a ele e apresentou o seu registro e o certificado de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC).
Apesar de estar com a documentação exigida para ser um CAC, o Decreto nº 11.366/23 trouxe mudanças significativas para os colecionadores, caçadores e atiradores brasileiros, permitindo o transporte das armas devidamente desmuniciadas, em trajeto preestabelecido. Como não havia trajeto preestabelecido para o transporte da arma, o mesmo não se encaminhava a um estande de tiro registrado e a arma estava municiada, o motorista foi preso por porte ilegal de arma de fogo e a arma foi apreendida. Ambos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil do Gama/DF.
FONTE: PRF