noticias236 Projeto permite pagamento de indenização a agricultor sem o uso do Cadastro Ambiental Rural

26º
Dourados-MS Tempo nublado
Economia

Projeto permite pagamento de indenização a agricultor sem o uso do Cadastro Ambiental Rural

Publicada em 21/03/2025 às 17:25h - 15 visualizações - Câmara dos Deputados

Compartilhe nas redes sociais

Projeto permite pagamento de indenização a agricultor sem o uso do Cadastro Ambiental Rural
Projeto permite pagamento de indenização a agricultor sem o uso do Cadastro Ambiental Rural  (Foto: Projeto permite pagamento de indenização a agricultor sem o uso do Cadastro Ambiental Rural (Foto: Reprodução))





Renato Araujo/Câmara dos Deputados




Heitor Schuch, autor do projeto de lei




O Projeto de Lei 220/25 retira a obrigatoriedade do uso do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para identificar imóveis rurais que podem receber indenizações do do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).



Em análise na Câmara dos Deputados, o projeto altera a Lei 12.058/09, que trata de apoio financeiro da União aos entes federados.



O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, com o  objetivo regularizar a situação . O objetivo é reunir informações sobre a situação ambiental da propriedade para facilitar o controle do desmatamento. 



Já o Proagro é um incentivo pago pelo governo federal à agricultores que tiveram prejuízos na lavoura em razão de eventos climáticos ou pragas.



O autor, deputado Heitor Schuch (PSB-RS), argumenta que a vinculação do CAR ao pagamento da indenização prejudica, por exemplo, agricultores que exploram o mesmo imóvel.



"Quando dois agricultores exploram um mesmo imóvel de forma independente (mesma matrícula), mas com uma única inscrição no CAR, qualquer acionamento do Proagro feito por um deles impacta também o outro, ainda que suas atividades sejam distintas", observou.



O projeto também cria fundo específico para os recursos do Proagro que não forem utilizados.



"Essa reserva será usada em períodos de maior necessidade, reduzindo a dependência de aportes emergenciais e garantindo maior previsibilidade financeira", justificou o autor.



Próximos passos


A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.





Fonte da notícia:
https://www.camara.leg.br/noticias/1136346-projeto-permite-pagamento-de-indenizacao-a-agricultor-sem-o-uso-do-cadastro-ambiental-rural/



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site girodenoticia.com Nosso Whatsapp (67)99638-8269
Copyright (c) 2025 - girodenoticia.com - Wagner Mota Jornalista Responsável DRT 2073/MS (67) 9 9638-8269